
Faz um mês que tive a oportunidade de conhecer esse país que é tão encantador! Cheio de cores, dança e alegria!
Chegamos dia 15/10 à noite e direto para a casa dos primos… Sim… Tenho família por lá e fomos muito bem recebidas, eu e minha mãe. Uma espumante para sentir que estávamos de férias! E nada de muita atividade para nos adaptarmos a altitude, Bogotá é a capital do país que fica a 3.000 metros acima do nível do mar.
No outro dia pegamos um taxi, excelente meio de transporte diga-se de passagem, seguro e preço bom, direção ao centro da cidade. Museu do Botero e Museu do Ouro, dois pontos turísticos que não devemos deixar de visitar.
Fernando Botero é o artista colombiano que mais representa a Colômbia, no meu ponto de vista. É contemporâneo e tem um traço inconfundível, tudo é arredondado em suas obras, seja tela ou seja escultura, sempre tem seu traço marcado nas curvas e deixando tudo gordinho. Nem a Monalisa de DaVinci passou desapercebida com sua releitura.
O Museu do Ouro tem toda a história pré-colombiana, invasão hispânica e representação dos povos que formaram o povo colombiano.
E é pelo centro que descobrimos a criatividade e a maneira que cada um encontra para ter seu ganha pão, como por exemplo a venda de minutos no celular. São dezenas de barraquinhas espalhadas pelas ruas oferecendo o minuto do celular para qualquer operadora.
Muita arquitetura preservada… São nos casarões conservados que funcionam as diversas universidades que estão por todo o bairro.
Andrés Carne de Rés é o lugar! Super original na decoração encanta todos que viajam para a Colômbia interessados em mergulhar na cultura latina – caliente – colombiana, música que não é dançante não toca… A moda é o Reggaeton, uma mistura de salsa com reggae e até música eletrônica. Todos dançam, não importa a idade, e tomam uma água ardente com sabor de anis. Uma delícia! Os petiscos também são de tirar o chapéu… Tudo é muito saboroso e bem servido.
Outro lugar para fazer a festa é o Gaira, do lado de fora parece pequeno, mas na hora que vamos adentrando o recinto é uma loucura! O palco é um palco de teatro, a casa tem 3 andares e o serviço é de uma simpatia incrível!
E para quem é do dia tem o Mercado De Artesanias de Bogotá com os artesanatos, a Feira de Usaquen – Mercado de las Pulgas, os parques e claro o passeio a Monserrate – um dos pontos turísticos mais visitados de Bogotá. No dia que subimos tinha uma excursão de escola, é um santuário construído no século XVII pelos espanhóis.
Com quase 7 milhões de habitantes, um clima ameno onde faz friozinho o ano todo, Bogotá é uma cidade bem urbanizada com muitas opções culturais, restaurantes e segurança. El Chicó – zona T é onde estão os bares e restaurantes mais badalados e o melhor do comércio bogotano.
Vamos de partida ao litoral… Descendo as Cordilheiras… Cartagena das Índias, com o mar do Caribe batendo na praia, História, sol e calor o ano todo. São 1 milhão e 250 mil habitantes que se dividem entre a indústria petro química, comércio, turismo e atividade portuária.
É dentro da cidade muralhada que está o melhor da arquitetura, hotéis e restaurantes que faz da atividade turística tomar corpo na cidade. Preservada pelo Patrimônio da humanidade pela Unesco, a Muralha circunda a cidade que muito passou por conflitos devido sua localização geográfica. Hoje caminhar sobre as muralhas é respirar paz e tranqüilidade, e ao chegar no bar que tem a permissão de exploração é o ápice do passeio, assistir o Sol se por ao mar! Que paisagem deslumbrante! Um Morritos para celebrar as alegrias da vida é a melhor pedida! Drink co-irmão da caipirinha (assim descrito por mim).
Caminhar pelas ruelas que estão repletas de comércio local e de luxo é o que há de melhor a fazer ao anoitecer. Com uma segurança de países de primeiro Mundo Cartagena permite descobri-la tanto durante o dia quanto à noite.
O passeio de barco pelo arquipélago Islas del Rosário é o mais envolvente, são 27 ilhas que nos dá opções de praias e vários tipos de passeios.
Particularmente adorei Isla Grande, San Pedro de Majagua. Com uma comunidade de 2 mil habitantes o serviço oferecido por lá é de qualidade incomparável. Além das pessoas serem de uma elegância singular. A atividade econômica resume-se basicamente entre serviço hoteleiro, restauração, passeios e artesanatos. Quando chegamos na Ilha somos recebidos por um profissional que nos oferece as opções de passeios, pega o pedido do almoço (escolhemos o cozimento do peixe) e nos deixa à vontade na praia onde há um serviço completo de bar, toalhas e ducha. Os moradores da cooperativa de montagem de artesanato se apresentam e nos presenteiam com um pequeno ‘regalo’, normalmente uma pulseirinha, então nos deixam à vontade e no final do dia fazemos as compras. É algo muito agradável, eles ficam tranqüilos pois no final sabem que pode sair negócio e se ficarem muito em cima gera aborrecimento.
E é assim que defino esse país com cores e pessoas elegantes que sabem muito bem receber seus visitantes!
Dica com Mais Elegância:
- Bogotá é uma cidade muito elegante, vale a pena levar bota, chapéu e lenços para dar um charme.
- Cartagena é litoral, roupas leves! Comprar artesanatos estimula o comércio local, uma boa forma de contribuir!
Segue link TvCom Tudo + Dicas de Viagem: http://videos.clicrbs.com.br/sc/tvcom/video/tvcom-tudo-mais/2014/11/tvcom-tudo-dicas-viagem-191114/104884/
Prima Marina,
Uma delícia o texto, expressas a alma da Colômbia com muita delicadeza. Parabéns!
Um abração.
Duducas Parada
Primo querido,
Obrigada pelo seu depoimento!
Desculpa a demora do retorno, o site estava passando por algumas modificações.
Ainda em tempo de agradecer!
Um abraço,
Marina